Camila Jara no g1: promete ampliar as escolas de tempo integral e tornar Campo Grande carbono neutro até 2032
10/09/2024
Entrevista faz parte de uma série de sabatinas do g1MS com os candidatos à prefeitura de Campo Grande. Camila Jara (PT) em sabatina do g1MS; veja íntegra
Camila Jara, candidata à prefeitura de Campo Grande pelo Partido dos Trabalhadores (PT), participou da sabatina do g1MS. Na entrevista, conduzida pela jornalista Rafaela Moreira, a petista prometeu zerar a fila por vagas em escolas e rever corredores de ônibus da capital. (Veja íntegra no vídeo acima)
Entre os concorrentes à Prefeitura de Campo Grande, Camila Jara é a primeira a ter a entrevista divulgada pelo g1MS. A ordem de participação foi estabelecida através de sorteio. Confira, abaixo, os principais assuntos da entrevista:
Educação
O primeiro tema discutido foi educação, visto que, no plano de governo, a candidata propõe firmar parcerias com o governo estadual e federal para ampliar as escolas de tempo integral. Durante a sabatina, Camila defendeu que nenhuma criança deve ficar fora da escola por falta de vagas.
“Vamos colocar todas as crianças dentro das Emeis nos quatro anos, essa é mais do que a obrigação do gestor público. Existe incentivo do governo federal, o FNED liberou sete obras paradas para que a gente consiga atender quase 2 mil crianças. Temos que escolher investir dinheiro público em educação para assim garantir que as nossas crianças tenham todas as oportunidades para se desenvolver”.
Segundo a candidata, a educação de Campo Grande está abandonada por uma escolha do Executivo. “A educação é a única saída para que milhares de pessoas consigam melhorar. São mais de 8 mil crianças que perdem a chance de se desenvolver, de construir o futuro porque não tem oportunidade de estar dentro das Emeis”.
Caborno neutro até 2032
Outra proposta de Camila Jara é tornar a capital carbono neutro até 2032. A candidata defende a criação de legislação específica para o cumprimento da meta. Segundo ela, Campo Grande está com risco de deslizamento, alagamento, e não existe planejamento para evitar os desastres climáticos.
“Durante muito tempo se separou meio ambiente e cidade, mas o que aconteceu no Rio Grande do Sul mostra que as nossas cidades precisam mudar urgentemente. Campo Grande precisa ter um plano e vamos fazer isso dando linhas de financiamento especial para as empresas que têm o comprometimento em reduzir as suas emissões de carbono, priorizando setores que queiram se desenvolver sustentavelmente”.
Cidade do Samba
A candidata também afirmou ser uma defensora do carnaval e de todas as manifestações culturais populares. Camila destacou que a folia movimenta a economia, traz recursos e garante o sustento de várias famílias, e por isso, será valorizado caso seja eleita.
“Temos um carnaval que é muito antigo em Campo Grande, com escolas de sambas tradicionais que tem história de pessoas que lutam para que o samba exista na cidade e também temos os blocos de rua que tomam conta do país. Vamos garantir que as escolas de samba tenham infraestrutura para conseguir ensaiar, guardar os adereços e carros alegóricos porque a gente entende que carnaval é investimento”.
Sincerão
Camila Jara na sabatina do g1MS
José Câmara/ g1
g1MS - Qual o seu maior medo nesta eleição?
Camila Jara: "É que a população de Campo Grande não opte por projeto que possa mudar nossa realidade e continue insistindo em velhas soluções para antigos problemas".
g1MS - Redução da maioridade penal, a favor ou contra?
Camila Jara: "Contra".
g1MS - Equiparar aborto ao crime de homicídio?
Camila Jara: "Contra".
g1MS - Descriminalização da maconha?
Camila Jara: "Depende do caso. Eu sou a favor da utilização da cannabis medicinal".
g1MS - Qual o seu livro favorito?
Camila Jara: "Tudo Sobre o Amor, Bell Hooks".
g1MS - Qual música não sai do seu repeat?
Camila Jara: "Pra Gente Acordar - Gilsons".
Fizeram parte deste material:
José Câmara, produção executiva e roteiro;
Anderson Viegas, coordenação.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: